Sapatilha

Sapatilha de Ciclismo

Sapatilha de ciclismo permite que você pedale com mais eficiência e com menos fadiga, seja pedalando pela estrada, passeando pelas trilhas ou girando em uma aula de ciclismo indoor.Você poderá hesitar em entrar direto com pedais de clip, mas com um pouco de prática, você apreciará as melhorias que esse conjunto (Sapatilha + Pedal Clip) irá lhe proporcionar. Muitas pessoas se perguntam se vale a pena utilizar sapatilha de ciclismo. Há muitas razões pelas quais você deve possuir pelo menos um par de delas. 

A sapatilha de ciclismo tem uma sola rígida que permite pedalar de forma eficiente e evitar que você machuque seus pés. Naturalmente, quando você pedalar, dependerá dos seus pés para sustentar o resto do corpo. É por isso que o design de sola rígida é um ótimo recurso.

sapatilha ciclismo                             

Sapatilha específica para MTB

Por que usar sapatilha de ciclismo?

Que tipo de calçado você usa quando anda de bicicleta? Algumas pessoas sentem-se confortáveis com qualquer tipo de calçado, mas há muitas razões pelas quais você deve usar sapatilha de ciclismo. Esse tipo de calçado é feito com materiais que permitem que seus pés respirem adequadamente. Outro objetivo é aumentar a eficiência das pedaladas. As solas rígidas lhes permitem transferir facilmente a energia dos seus pés para os pedais, mantém os pés flexionados, o que reduz as cãibras e a fadiga dos pés e pernas.

 

Como funcionam as sapatilhas de ciclismo?

A sapatilha de ciclismo tem em seu solado a perfuração e o trilho para que seja instalado o taquinho. Esses taquinhos são responsáveis por clipar (fixar) a sapatilha no pedal de sua bicicleta. A combinação Sapatilha + Pedal de Encaixe, permite que você tire proveito total de todos os movimentos descendentes e ascendentes. O curso para baixo, ativa a parte da frente das coxas e o movimento para cima ativa os isquiotibiais e os glúteos. Estes dois combinados garantem que você tenha mais potência e possa pedalar com mais facilidade e eficiência. Usar os movimentos de empurrar e puxar corretamente, pode garantir a você mais força em diferentes músculos, permitindo que você se mova mais rápido com menos energia. Existem tipos diferentes de sapatilha de ciclismo, para bicicletas de montanha, estrada e turismo/urbanas. 

sapatilha ciclismo estrada 

Sapatilha específica para ciclismo de estrada (Speed/Road)

 

Qual diferença entre um calçado esportivo e a sapatilha de ciclismo?

Seu tênis esportivo pode ser confortável de usar em suas pedaladas curtas, mas durante uma corrida de MTB, um treino forte de Speed ou uma cicloviagem, você perderá metade da performance que poderá obter com o uso da sapatilha de ciclismo. Usar sapatilha de ciclismo envolve três partes principais; os Pedais, as próprias Sapatilhas e os Taquinhos.

1. Pedais

Quando somos novatos de pedal clip, é normal levar alguns sustos, mesmo sabendo que temos que girar os pés para solta-los dos pedais, às vezes pode “dar um apagão’. No nervosismo tentamos tirar os pés pra frente, pra trás, pra cima, e fatalmente, alguns tombos com a bicicleta parada poderá acontecer. Talvez por isso, muitos ciclistas ainda não usam esse recurso tão importante, principalmente se você está pensando em performance. Nos pedais Clip, a conexão sapatilha e pedal é feita através de uma pequena peça presa na sapatilha, o taquinho. Ao pressionar os pés nos pedais, o taquinho se encaixa e só solta quando giramos os pés para fora. Se você é desses ciclistas que ainda tem receio de usar esse tipo de pedal, saiba que a Shimano tem um pedal que vai te fazer você mudar de opinião, é o Click’r. Nesse pedal é muito mais fácil colocar e soltar os pés. As molas dos pedais Click’r são mais leves do que os pedais clip convencionais, e a área onde o taquinho se encaixa, tem mais espaço, assim o ciclista não precisa girar tanto os pés para desconectar dos pedais, porém, isso não quer dizer que os pés soltam sozinhos. Se você ainda tem receio de usar pedais de encaixe, comece com esses, temos certeza que você vai se sentir mais seguro.

 pedal shimano

Pedal Shimano Click’r

 

2. Sapatilhas

Segundo muitos especialistas do ciclismo, apesar da eficácia, ainda existem dois fatores principais, que de certa forma, ainda “impedem” os ciclistas iniciantes de largarem seus tênis e começarem a pedalar com segurança usando a sapatilha:

 

MEDO DE CAIR

Este é inevitável, mas não se assustem! Seu cérebro precisará de pouco tempo para assimilar a informação de que você está pedalando com os pés presos. Com isso ocorrerão quedas bobas, em sua maioria quando você parar a bicicleta ela tombará de lado. O ideal é que assim que você sair com a sapatilha, faça alguns pedais em percursos não acidentados e de baixa velocidade, treinando “clipar” e “desclipar” os pés. Em pouco tempo esse movimento se tornará automático e você sentirá mais confiança e segurança ao pedalar.

 

PREÇO RELATIVAMENTE ALTO

Reparem que PREÇO e VALOR são coisas diferentes. O VALOR é muito maior e o PREÇO vai se tornar totalmente justificável, vistos os benefícios deste produto. Diferente do tênis, a principal característica da sapatilha é a sua sola extremamente rígida.

Esta, por sua vez, serve como uma plataforma que distribuirá a pressão dos pés sobre os pedais, que são bem menores que os comuns, otimizando a transferência da força que vem das suas pernas. Quando pedalamos de tênis, a sola se deforma, fazendo com que boa parte da força da sua pedalada seja desperdiçada com este movimento.

Outra vantagem percebida imediatamente é o aumento da performance, já que com os pés presos à bicicleta, ela torna-se uma extensão do seu corpo. Principalmente nas trilhas e em descidas esburacadas isso é fundamental, pois o controle da bicicleta passa a ser quase que total. No início não é tão confortável quanto se pedalar de tênis, mas depois de algumas pedaladas elas estarão “moldadas” aos seus pés, que estarão muito mais protegidos em caso de quedas ou até mesmo pedras ou galhos pelo caminho. No caso de uma queda em meio a pedras, por exemplo, o cabedal de pano do seu tênis não será resistente o suficiente para proteger o seu pé, e mesmo que proteja irá rasgar. 

Quanto mais cara for a sapatilha, mais tecnologias ela terá. Tire todas suas dúvidas antes de finalizar sua compra conosco da Bike Runners. Tipos de materiais usados, solados, presilhas e etc. Estes são detalhes que podem fazer a diferença para seu estilo de pedalada.

                       

Sapatilha específica para ciclismo urbano

 

3. Taquinhos

Os taquinhos são parafusados no solado das sapatilhas, na linha dos metatarsos menor e maior do pé, e fixam-se nos pedais. A instalação parece coisa simples, mas surgem muitas dúvidas quanto a exata posição, pois é possível mover o taquinho em todas as direções, e uma instalação incorreta pode causar efeitos colaterais desagradáveis e até mesmo lesões. Essa instalação é o primeiro passo do Bike Fit, técnica que estuda e avalia de forma personalizada, a posição do ciclista na bicicleta, por isso, fomos procurar um “fitter” profissional, Fábio Petrillo (Bike Runners), para perguntar a ele se é possível fazer essa instalação em casa, sem esses conhecimentos mais específicos. Segundo Petrillo, a instalação é possível, mas deve seguir alguns passos e detalhes, pois os taquinhos da bicicletas de estrada (Speed) e MTB são bem diferentes, assim como a anatomia e biotipo de cada ciclista, onde o correto é fazer uma avaliação individual e a completa medição e estudo dos membros de cada ciclista.

taquinhos sapatilha de ciclismo
Taquinho para ciclismo de estrada (esq.) e MTB e urbano (dir.)

As recompensas

Embora possa parecer intimidador prender seus pés nos pedais da bicicleta, utilizar sapatilha de ciclismo proporcionará uma pedalada mais eficiente e as recompensas são fenomenais. Encontre o ajuste certo e você se sentirá mais seguro para girar com muito mais performance.